​3º Concurso Literário da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares

Atualizado: Jun 11


Concurso de contos de 2021 versará sobre mudanças climáticas e da proteção da biodiversidade

O 3º Concurso Literário da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares, promovido pelo Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP) em parceria com a Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB) e com o apoio da Editora Terra Redonda, do Grupo de Pesquisa sobre Ecologia, Literatura e Direito Ambiental - REDE GP-ELIDA, da Associação para o Estudo da Literatura e Meio Ambiente do Brasil (ASLE-Brasil) e do Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP é um concurso cultural que terá este ano a finalidade de estimular e valorizar a leitura e a produção literária de contistas no contexto das mudanças climáticas e da proteção da biodiversidade.


Em 2021, o patrono escolhido para o concurso foi o escritor amazonense Márcio Souza, autor dos romances Galvez Imperador do Acre e Mad Maria, dentre outros, além de contos, ensaios, peças de teatro e roteiros de cinema.


1. Poderão participar deste concurso quaisquer pessoas interessadas, ainda que não sejam associadas ao IBAP ou à APRODAB, desde que atendam aos seguintes requisitos:


a) apresentar, em Língua Portuguesa ou Espanhola, contos originais e inéditos, isto é, que não tenham sido veiculados em qualquer mídia;


b) concorrer aceitando, integralmente, as condições previstas neste Regulamento.


2. As inscrições serão gratuitas e, para concorrer, as/os interessadas/os deverão, a partir do dia 26 de fevereiro até o dia 3 de julho de 2021, enviar para o e-mail secretaria.ibap@gmail.com os seguintes dados:


a) nome completo do/a autor/a, nacionalidade, estado civil, profissão / qualificação acadêmica, identidade (RG e CPF para brasileiros; Passaporte para estrangeiros), endereço residencial completo, telefone celular (WhatsApp);


b) arquivo no formato Word com o conto concorrente;


c) Declaração, no corpo do próprio e-mail, de que o texto é inédito em qualquer tipo de mídia.


3. Cada participante poderá concorrer com até três contos, enviando-os em e-mails separados.


4. As obras devem versar, ainda que apenas indireta ou tangencialmente, sobre ao menos um aspecto atinente ao tema do concurso de 2021, tais como: aquecimento global; refugiados ambientais; poluição das águas, do ar e do solo nas cidades; contaminação por produtos químicos; destruição das florestas; extinção de espécies; maus tratos contra animais; racismo ambiental; ecofeminismo; relação dos povos originários, comunidades quilombolas, seringueiros, caiçaras e populações tradicionais em geral com o meio ambiente; pandemia e crise ecológica planetária; agrotóxicos e pesticidas; monoculturas; êxodo rural; doenças do trabalho; injustiça sociambiental; poluição luminosa etc. Atenção: a temática não é a obra de Márcio Souza.


5. Os contos poderão ter de 1 (uma) a 15 (quinze) páginas digitadas em folha A4, até o limite de 38 mil caracteres com espaços. Tamanho do papel: A4, com margens superior e direita de 2,5 cm, e margens inferior e esquerda de 3,0 cm, fonte Arial tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5. Título em negrito e em letras maiúsculas, seguido do nome do autor ou da autora, que será apagado pela organização do concurso por ocasião da distribuição para a comissão avaliadora.


6. Em nenhuma parte do texto deverá haver referência ao nome verdadeiro do autor ou da autora, sob pena de desclassificação.


7. Serão desclassificadas, a critério exclusivo e irrecorrível das comissões organizadora e julgadora:


a) inscrições com dados incorretos, incompletos, ou em desconformidade com este Regulamento;


b) contos que não versem sobre o tema escolhido para o concurso de 2021;


c) contos publicados em parte ou no todo por qualquer veículo de comunicação;


d) plágios ou indícios de plágio.


8. Os contos serão selecionados e classificados por uma Comissão Julgadora, composta por membros ad hoc, constituída por associados do IBAP e da APRODAB e por professores especializados na área de Letras e/ou pessoas de renome na área editorial e literária.


9. A Comissão Julgadora avaliará tanto os aspectos de excelência literária como de correção gramatical e de adequação temática.


10. As decisões desta Comissão serão soberanas e delas não caberá recurso.


11. A Comissão Julgadora escolherá os quinze melhores contos, em ordem de classificação, segundo os critérios de criatividade e originalidade.


12. A lista dos contos classificados será divulgada até o dia 31 de agosto de 2021 pelo site e pelas mídias sociais da Revista PUB, do IBAP e da APRODAB, podendo esse prazo ser prorrogado, a critério da Comissão Organizadora.


13. Serão contempladas/os as/os quinze primeiras/os colocadas/os, com os respectivos prêmios:


a) cerimônia de premiação em evento a ser realizado em plataforma virtual (Zoom) com transmissão no Canal da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares no Youtube;


b) certificado de premiação;


c) kit com publicações técnicas e artísticas;


d) publicação do conto em obra coletiva editada em formato impresso e em ebook, em parceria com a Terra Redonda Editora;


e) um exemplar impresso e um ebook da obra.


14. A/o participante assume a inteira e exclusiva responsabilidade na hipótese de constatação de plágio total ou parcial, sujeitando-se às penalidades previstas em lei para o caso de violação de direitos autorais.


15. Ao inscrever-se para participar deste concurso cultural, nos termos deste Regulamento, a/o participante estará automaticamente autorizando, desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, em caso de classificação de sua obra nos quinze primeiros lugares, a sua publicação nos termos definidos no critério Premiação (página oficial e mídias eletrônicas da Revista PUB, do IBAP e da APRODAB), sem qualquer ônus.


16. O presente Regulamento poderá sofrer aditamentos e adequações por qualquer fator ou motivo que esteja fora do controle dos organizadores e que comprometa a realização do evento ou modifique de modo substancial a realização deste como planejado.


17. Quaisquer dúvidas ou divergências não previstas nesse Regulamento serão julgadas e decididas soberanamente e de forma irrecorrível pela presidência da Comissão Organizadora.


18. A participação neste concurso cultural acarreta a aceitação total e irrestrita de todos os itens, cláusulas e condições deste Regulamento e não gerará à/ao participante e/ou contemplada/o nenhum direito ou vantagem que não estejam expressamente aqui previstos.


Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares / Instituto Brasileiro de Advocacia Pública / Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil, 10 de fevereiro de 2021

FAQ - Questões formulados com frequência


O conto deve homenagear o patrono do concurso?

Não. A escolha do patrono do concurso, Márcio Souza, se deveu ao fato desse autor haver dedicado significativa parte de sua produção literária às questões ecológica e dos povos indígenas. O que se pretende é descobrir novos talentos literários que também tenham sensibilidade para a temática da proteção da biodiversidade e das mudanças climáticas, de que são exemplos os subtemas relacionados no item 4 deste regulamento.


Tenho um conto que aguarda publicação e, portanto, permanece inédito. Posso participar do Concurso Literário da Revista PUB?

O conto deverá permanecer inédito, para publicação exclusiva na antologia. Assim, o autor deverá assegurar ineditismo e exclusividade na sua publicação, cabendo-lhe decidir se desiste da publicação ainda não efetivada para concorrer ao concurso da PUB. Ressalte-se que serão publicados apenas os 15 contos mais bem avaliados e a data prevista para lançamento do volume é no último trimestre de 2021. Pondere, portanto, se não é melhor aguardar a publicação já assegurada.


Qual é o email para obtenção de informações e esclarecimentos?

Nosso email é secretaria.ibap@gmail.com. Não respondemos a mensagens enviadas nos "comentários" deste blog.


Por que são solicitados dados relativos à identidade dos concorrentes?

O regulamento do concurso segue o padrão de tantos outros similares. Nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, os dados buscam garantir um mínimo de idoneidade à declaração do/a candidato/a de que o trabalho é inédito, de que é de sua autoria e de que concorda com os termos do concurso. Considerando que o concurso é aberto a não associados, é fundado o risco de envio de contos com nomes inventados. Com isto, reduz-se a chance de encaminhamento de textos com autoria falsa à comissão avaliadora, formada por uma equipe que trabalha voluntariamente na sua seleção. No entanto, se você se sente desconfortável em enviar esses dados, entre em contato telefônico com o IBAP (11-3104-2819) ou explique as razões por email (secretaria.ibap@gmail.com) e seu pleito será analisado e julgado pela comissão avaliadora até a véspera do encerramento do prazo para inscrição.


5,860 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo