Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W

Abertas inscrições para 23º Congresso brasileiro de advocacia pública

Atualizado: 22 de Out de 2019

Instituto Brasileiro de Advocacia Pública


No ano em que comemora seu jubileu de prata, o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública tem a honra de convidar todos os seus associados para que participem do 23º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública. O evento ocorrerá na cidade de São Paulo, no auditório do SINDIPROESP – Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Universidades e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo.


O tema escolhido para este ano foi “Diálogos Interdisciplinares: Letras e Direito”. O grande homenageado deste evento será o Dr. Fernando Walcacer. Ex-Procurador Geral do Município de Niterói e Procurador do Estado/RJ Aposentado, Walcacer é conhecido em todo o país em razão de seus estudos e palestras sobre temas relacionados à proteção da natureza e da cultura: Direito do Patrimônio Cultural, Direito Ambiental e Direito Urbanístico são temas sobre os quais o homenageado se debruça há mais de três décadas. Professor de Direito Ambiental da PUC-Rio, é membro do IBAP, ocupando atualmente a função de vice-presidente.


Além de diversos juristas oriundos dos quadros da Advocacia Pública Estadual e Municipal (DF, MT, MS, PB, RJ, RS e SP), da Magistratura Federal e Estadual e do Ministério Público, o 23º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública ainda contará com a presença do escritor inglês Richard Kerridge, bem como de diversos professores de Letras da USP e do jornalista Ricardo Alexino (ECA-USP), convidados que darão o tom da interdisciplinaridade pretendida para o evento.


Momento culminante do congresso será a roda de conversa com os contistas vencedores do "1º Concurso Mary Shelley - Revista PUB Diálogos Interdisciplinares", certame organizado pelo IBAP neste ano de 2019 e que apresentou como desafio a dezenas de concorrentes a elaboração de um conto de ficção sobre o que imaginam que será o Brasil dentro de dez anos. Todos os contos foram avaliados por uma equipe de jurados, sendo dois da área da Literatura (Sandra G. Vasconcelos e Jorge de Almeida), dois da Linguística (Elizabeth Harkot de la Taille e Daniel Ferraz), dois editores (Roberto Araújo e Frederico Marés), três escritores (Franklin Valverde, Manuel Herzog e Vitor Nuzzi) e um advogado público (Celso Coccaro). Ao final de três meses de avaliação e debates, foram escolhidos os 17 melhores contos de escritores de todas as regiões do país. No encerramento do congresso, será oferecido pelo SindiproesP um coquetel de lançamento e autógrafos de referida coletânea, intitulada "Brasil 2029 - Contos Góticos e Pós-Apocalípticos", do romance “Um poema para Bárbara”, da Desembargadora Federal Mônica Sifuentes e do novo livro de contos de associado Guilherme Purvin, "Sambas & Polonaises".


O congresso conta com o valioso apoio institucional de algumas das mais importantes entidades e instituições de Advocacia Pública, de Literatura e Meio Ambiente do país: Associação Nacional dos Procuradores de Estado – ANAPE; Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil – APRODAB; Associação para o Estudo da Literatura e Meio Ambiente do Brasil - ASLE-Brasil; Departamento de Letras Modernas – FFLCH USP; Escola dos Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região; Instituto O Direito por um Planeta Verde; e Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Universidades e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo – SINDIPROESP.


Inscrições gratuitas por e-mail secretaria.ibap@gmail.com ou telefone (11)3104-2819. Vagas limitadas = 50 congressistas.



Programação


27.11.2019 – 4ª feira – Tarde / Noite – Restrita aos Associados do IBAP

Assembleia Geral Ordinária dos Associados do IBAP (1ª convocação: 16h30; 2ª convocação: 17h00)

19h00 – Reunião da Comissão de Redação da Carta do Congresso

20h00 – Jantar anual de confraternização dos associados – Jubileu de Prata do IBAP (1994-2019)


28.11.2019 - 5ª feira – Manhã – Aberta a todos os congressistas

08h30 – Credenciamento

09h00 – Boas vindas – José Nuzzi Neto (Presidente do IBAP)

09h05 - Homenagem a Fernando Walcacer

09h15 - Palestra de abertura: Direito, Literatura e Advocacia Pública

Palestrante: Guilherme José Purvin de Figueiredo (Procurador do Estado/SP)

Debatedora: Élida Séguin (Defensora Pública/RJ)

Presidência de mesa: Inês Virgínia Prado Soares (Desembargadora Federal - TRF 3ª Região)

10h00 - Painel sobre Direito e Linguagem

Painelistas: Elizabeth Harkot de la Taille (Professora do Depto. de Letras Modernas - FFLCH/USP); Maximiliano Kucera Neto (Procurador do Estado/RS); Paulo Velten (Professor da Fac. Direito da UFES); Ricardo Antônio Lucas Camargo (Procurador do Estado/RS)

Presidência de mesa: Álvaro Luiz Valery Mirra (Juiz de Direito - TJSP)

11h00 - Palestra: Writing the Environment: Ecocriticism & Literature - A European perspective

Palestrante: Richard Kerridge (Escritor da natureza e ecocrítico literário - Inglaterra)

Presidência de mesa: Daniel Ferraz (Professor do Depto. de Letras Modernas - FFLCH/USP)


28.11.2019 - 5ª feira – Tarde

14h00 – Palestra: Jornalismo e Direito à Informação

Palestrante: Ricardo Alexino (Professor de Jornalismo da ECA-USP)

Debatedores; Clério Rodrigues da Costa (Procurador do Estado/SP); Sheila Pitombeira (Procuradora de Justiça/CE e Prof. de Direito da Unifor); Marie Madeleine Hutyra de Paula Lima (Advogada da IMESP aposentada e diretora do IBAP)

Presidência de mesa: Isabella Franco Guerra (Professora de Direito da PUC-Rio e membro do IBAP)

15h30 às 18h00 - Painel sobre Estado, Advocacia Pública e Literatura

Painelistas: Bárbara Camardelli (Procuradora do Estado/BA); José Nuzzi Neto (Procurador do DAEE-SP); Márcia Semer (Procuradora do Estado/SP); Paul Marques Ivan (Procurador do Estado/SP); Sebastião Vilela Staut Junior (Procurador do Estado/SP); Senise Freire Chacha (Procuradora do Estado/MS); Vera Jucovsky (Desembargadora Federal TRF-3)

Presidência de mesa: Sanny Japiassú dos Santos (Procuradora do Estado/PB)


29.11.2019 – 6ª feira - Manhã

09h00 – 10h30 - Painel sobre Mudanças Climáticas

Painelistas: Consuelo Yoshida (Desembargadora Federal, TRF-3); Fernando Walcacer (Procurador do Estado-RJ, Prof. da Fac. Direito da PUC-Rio); Gláucia Savin (Procuradora do Município de S.Paulo, Pres. da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP); Jorge de Almeida (Professor do Depto. de Teoria Literária - FFLCH/USP)

Presidência de mesa: João Pietropaolo (Procurador do Estado/SP)

10h30 – 12h00 - Roda de conversa com os contistas premiados - Prêmio Mary Shelley

Contistas: Bruno Pinheiro Ivan (Conto: "Jair vai à escola"); Denis A. Vaz (Conto: "Fuga de São Paulo"); Diego Molina (Conto: "Ceci n'est pas un roman"); Gean B. de Moraes (Conto: "Os corpos de Cris"); Jéssica Louise Werner (Conto: "A casa escura"); Juliana Berlim (Conto: "A balada de morte do herói"); Milene de Almeida Silva (Conto: "Dentes ao vento"); Pedro Oswaldo Horta (Conto: "O rio subterrâneo"); Rui Guimarães Vianna (Conto: "Já raiou a liberdade"); Silvio Rhatto (Conto: "Experiência de Usuário - Brasil 2029mg"); Vanilson Rodrigues Fernandes (Conto: "A social rede")

Presidência de mesa: Guilherme José Purvin de Figueiredo (Procurador do Estado/SP)


29.11.2019 – 6ª feira - Tarde

14h00 – 15h30 - Painel sobre Cidades

Painelistas: Adriana Iozzi Klein (Professora do Depto. de Letras Modernas - FFLCH/USP); Márcia Diegues Leuzinger (Procuradora do Estado/PR); Miriam Coutinho de Faria Alves (Grupo de pesquisa Direito, Arte e Literatura- Universidade Federal de Sergipe); Inês Virgínia Prado Soares (Desembargadora Federal, TRF da 3ª Região)

Presidência de mesa: Rafael Tocantins Maltez (Juiz de Direito - SP)

15h30 às 17h30 - Painel sobre Relações de Gênero

Painelistas: Celso Augusto Coccaro Filho (Procurador do Município de São Paulo); Fernanda Menna Pinto Peres (Juíza de Direito - TJSP); Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral (Procuradora do Estado/MT, Presidente do Conselho Est. Dtos. Mulher /MS); Mônica Sifuentes (Desembargadora Federal, TRF da 1ª Região); Sandra Guardini Vasconcelos (Professora do Depto. de Letras Modernas - FFLCH/USP); Vanesca B. Prestes (Procuradora do Município de Porto Alegre-RS)

Presidência de mesa: Letícia Melo (Desembargadora Federal, TRF 2ª Região)

17h30 - Leitura da Carta do 23º Congresso,

17h40 - Coquetel de lançamento e sessão de autógrafos

· "Brasil 2029 - Contos Góticos e Pós-Apocalípticos" - Vários autores

· "Sambas & Polonaises" - Guilherme Purvin

· “Um poema para Bárbara” - Mônica Sifuentes

Localização: a 650m. do Metrô Sé – Centro de S.Paulo


Inscrições gratuitas por e-mail: secretaria.ibap@gmail.com

ou pelo telefone (11)3104-2819


Vagas limitadas = 50 congressistas


Realização: Instituto Brasileiro de Advocacia Pública.

Coordenação Técnica: Guilherme José Purvin de Figueiredo e Inês Virgínia Prado Soares

153 visualizações