top of page

Caça e caçador na Literatura, no Direito e na Música Popular – O canto da baleia e a música popular

Atualizado: 5 de dez. de 2023




O 3º episódio de Narrativas do Antropoceno, voltado à relação entre o ser humano e a fauna, com ênfase para a caça da baleia.


Na primeira parte, Guilherme Purvin apresenta um panorama dessa relação, partindo da visão religiosa, literária e jurídica sobre o tema.


Em seguida, são ouvidos José Truda Palazzo Jr., especialista em proteção de cetáceos e em áreas protegidas marinhas, que fala sobre a baleia jubarte; e Rafael Tocantins Maltês, que discorre sobre a proteção das baleias no direito internacional contemporâneo.


Na última parte, Guilherme Purvin convida José Nuzzi Neto e Sheila Pitombeira para um bate-papo sobre a presença das baleias na música popular internacional e brasileira.


Para acesso ao episódio # 03 via Spotify, clique aqui = Narrativas do Antropoceno # 03


Obras mencionadas:

DEAN, Warren. A ferro e fogo. A história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo : Companhia das Letras, 2002.

DOSTOIEVSKI, Fiódor. Os irmãos Karamázovi

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma breve história da humanidade. São Paulo : L&PM, 2015

LISPECTOR, Clarice. Uma galinha (conto). In: Laços de família: contos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983, pág. 33- 36.

MUNDY, Francis. Needwood Forest (poema)

PRADO Jr., Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo : Brasiliense, 2001.

FIGUEIREDO, Guilherme Pastana de. A proteção das baleias no Direito Internacional. Cap. 7 de PURVIN, Guilherme (org.). Direito Ambiental e Proteção dos Animais. São Paulo : Editora Letras Jurídicas / IBAP / APRODAB, 2017.

PURVIN, Guilherme (org.). Direito Ambiental, Fauna e Literatura.. Cap. 1 de PURVIN, Guilherme. Direito Ambiental e Proteção dos Animais. São Paulo : Editora Letras Jurídicas / IBAP / APRODAB, 2017.


Canções comentadas (links para Youtube):

Yes. Don't kill the whale. Don't kill the whale.

Pearl Jam. Whale song.

Sá, Rodrix & Guarabira. Mestre Jonas.

Roberto Carlos. As baleias.

As canções comentadas neste episódio podem ser ouvidas na playlist do Spotify chamada Narrativas do Antropoceno - Músicas


Mais informações sobre a baleia jubarte: Projeto Baleia Jubarte.


Narrativas do Antropoceno é produzido e apresentado por Guilherme Purvin especialmente para o podcast da Revista PUB – Diálogos Interdisciplinares. Episódio gravado no período de 14 a 28 de março de 2021. Publicação em 30.03.2021.


161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page