top of page

​5º Concurso Literário da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares

Atualizado: 13 de fev. de 2023

- Revista PUB Diálogos Interdisciplinares / Editora Terra Redonda




Concurso de 2023 é aberto para as categorias conto, poesia, teatro e romance e deverá versar sobre o gênero humor

O 5º Concurso Literário da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares, que terá este ano a finalidade de estimular e valorizar a leitura e a produção literária de romances, contos, peças de teatro e poesias, dentro do gênero comédia / humor, é promovido pelo Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP), em conjunto com a Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB), a Editora Terra Redonda, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (SINAFRESP) e o Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades Públicas do Estado de São Paulo (SINDIPROESP). O prêmio aos selecionados, consistente na publicação da obra, inteiramente custeada pelas entidades promotoras, além de cinco exemplares que serão oferecidos aos contemplados a título de direitos autorais.


Atenção:

Cada concorrente pode enviar, no máximo, 1 (um) romance, 1 (uma) peça de teatro, 2 (dois) contos e 3 (três poesias).

Cada obra deve ser enviada individualmente, num único e-mail. Exemplificativamente, se o/a candidato/a quiser concorrer com 2 poemas e um conto, deverá enviar três e-mails, cada um deles com uma declaração individual (cf. abaixo) e tendo apenas um anexo (o trabalho concorrente).

É imprescindível que, no corpo do e-mail, o/a concorrente preste a declaração: "Declaro que o texto (romance / peça de tratro / conto / poema) (...nome da obra...) é inédito em qualquer tipo de mídia, e me comprometo a preservar o ineditismo até a divulgação dos resultados finais do concurso e, ainda, caso seja selecionado/a, pelo prazo de 2 anos a contar da data da publicação da obra contemplada".


Regulamento do Concurso



Requisitos para inscrição

Art.1. Poderão participar deste concurso quaisquer pessoas interessadas, ainda que não associadas às entidades promotoras deste concurso, desde que atendam aos seguintes requisitos:

a) apresentar, em Língua Portuguesa, romance, peça teatral, poemas ou contos, originais e inéditos, isto é, que não tenham sido veiculados em qualquer mídia;

b) concorrer aceitando, integralmente, as condições previstas neste Regulamento.


Prazo e condições para inscrição

Art.2. As inscrições serão gratuitas e, para concorrer, as/os interessadas/os deverão, a partir do dia 1º de janeiro até 31 de maio de 2023, enviar para o e-mail secretaria.ibap@gmail.com os seguintes dados:

a) nome completo do/a autor/a, nacionalidade, estado civil, profissão / qualificação acadêmica, identidade (RG e CPF para brasileiros; Passaporte para estrangeiros), endereço residencial completo, telefone celular (WhatsApp);

b) arquivo no formato Word com a obra concorrente;

c) Declaração, no corpo do próprio e-mail, de que o texto é inédito em qualquer tipo de mídia, e de que o/a concorrente se compromete a preservar o ineditismo até a divulgação dos resultados finais do concurso e, ainda, caso seja selecionado/a, pelo prazo de 2 anos a contar da data da publicação da obra contemplada.


Limite de obras

Art.3. Cada participante poderá concorrer com até dois contos, três poemas, uma peça teatral e/ou um romance, enviando-os em e-mails separados.

Parágrafo único. Os trabalhos concorrentes deverão obedecer à seguinte limitação de tamanho:

Prêmio Lygia Fagundes Telles - Contos com até 25 mil caracteres (incluindo espaços)

Prêmio Campos de Carvalho - Romances com até 400 mil caracteres (incluindo espaços)

Prêmio Oduvaldo Viana Filho - Peças com até 30 páginas (tempo previsto de encenação de até 1h30)

Prêmio Augusto de Campos - Poemas com até 3 páginas

(Parágrafo aditado em 3.1.2023)


Gênero Comédia

Art.4. A temática da obra em 2023 será livre, devendo enquadrar-se no gênero da comédia, em qualquer de suas vertentes (sátira, burlesco, wit, nonsense, humor ligeiro, chiste etc), tomando-se como paradigmas produções de autores/as como Miguel de Cervantes, François Rabelais, James Joyce, Lawrence Sterne, Machado de Assis, Oswald de Andrade, Alice Ruiz, Maria Clara Machado, Edy Lima etc.


Limitações gráficas

Art. 5. Devido a restrições de ordem técnica e financeira, as obras não poderão ter caracteres coloridos. Ilustrações eventualmente imprescindíveis deverão ser inseridas no arquivo word em formato JPG, alta definição, em preto, cinza e branco.


Desclassificação

Art.6. Serão desclassificadas, a critério exclusivo e irrecorrível das comissões organizadora e julgadora:

a) inscrições com dados incorretos, incompletos, ou em desconformidade com este Regulamento;

b) obras que não contemplem sob nenhum aspecto o gênero comédia;

c) obras que já foram publicadas em parte ou no todo por qualquer veículo de comunicação;

d) plágios ou indícios de plágio;

e) referência ao nome verdadeiro do autor ou da autora no corpo da obra, com consequente quebra do anonimato quando da avaliação.

Comissão Julgadora

Art. 7. As obras serão selecionadas em duas fases, por duas comissões julgadoras.

§ 1. A primeira comissão selecionará as obras semifinalistas.

§ 2. A segunda comissão, que poderá incluir membros integrantes da primeira comissão, elegerá um romance, uma peça de teatro, até dez contos e dez poemas.

§ 3. As comissões julgadoras serão compostas por membros ad hoc, associados das entidades promotoras e organizadoras, professores especializados na área de Letras e escritores/as (romancistas, contistas, poetas, dramaturgos/as).

§ 4. As Comissões avaliarão tanto os aspectos de excelência literária como de correção gramatical, inovação, adequação temática e conhecimento sobre o tema desenvolvido. § 5. As decisões das Comissões serão soberanas e delas não caberá recurso.


Premiação

Art. 8. Serão contempladas as obras selecionadas, com os respectivos prêmios:

a) cerimônia de premiação em evento a ser realizado presencialmente (se as condições sanitárias o permitirem) e / ou em plataforma virtual (Zoom) com transmissão no Canal da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares no Youtube;

b) certificado de premiação;

c) publicação das obras em edição coletiva no formato impresso e em ebook pela Editora Terra Redonda;

e) Cinco exemplares impressos da obra, oferecidos pela APRODAB, Editora Terra Redonda, IBAP, SINAFRESP e SINDIPROESP. A critério da editora parceira, poderão ser oferecidas condições especiais aos autores para a aquisição e revenda de mais exemplares;

f) Os exemplares impressos valerão como pagamento de direitos autorais da primeira edição do livro, conforme contrato individual a ser firmado antes da publicação da obra.

§ 1º. Serão conferidos os seguintes títulos honoríficos:

a. Prêmio Campos de Carvalho – Ao romance selecionado.

b. Prêmio Lygia Fagundes Telles – Ao conto mais bem avaliado.

c. Prêmio Augusto de Campos – Ao poema mais bem avaliado.

d. Prêmio Oduvaldo Viana Filho – À peça teatral selecionada.

§ 2º. A não aceitação dos termos do contrato implicará na renúncia do/a autor/a ao direito de ter sua obra incluída no livro. Nesta hipótese, a critério dos organizadores, poderão ser incluídos outros contos concorrentes que não haviam figurado no rol dos quinze selecionados.


Divulgação dos resultados

Art. 9. As listas das obras finalistas e dos vencedores serão divulgadas no segundo semestre de 2023 pelo site e pelas mídias sociais da Revista PUB Diálogos Interdisciplinares, da Editora Terra Redonda e das entidades copromotoras.


Responsabilidades assumidas pelos concorrentes

Art.10. A/o participante assume a inteira e exclusiva responsabilidade na hipótese de constatação de plágio total ou parcial, sujeitando-se às penalidades previstas em lei para o caso de violação de direitos autorais.


Art.11. Ao inscrever-se para participar deste concurso cultural, nos termos deste Regulamento, a/o participante estará automaticamente autorizando, desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, em caso de seleção de sua obra, a sua publicação, sem qualquer ônus para as entidades organizadoras.


Art. 12. A participação neste concurso cultural acarreta automaticamente a aceitação total e irrestrita de todos os itens, cláusulas e condições deste Regulamento e não gerará à/ao participante e/ou contemplada/o nenhum direito ou vantagem que não estejam expressamente aqui previstos.


Da vigência e revisão do Regulamento (cláusula rebus sic stantibus)

Art.13. O presente Regulamento poderá sofrer correções, aditamentos e adequações por qualquer fator ou motivo que esteja fora do controle dos organizadores e que comprometa a realização do evento ou modifique de modo substancial a realização deste como planejado, sem quaisquer ônus para as partes.


Art.14. Quaisquer dúvidas ou divergências não previstas nesse Regulamento serão julgadas e decididas soberanamente e de forma irrecorrível pela presidência da Comissão.


Apoios institucionais

Art.15. O certame conta ainda com o apoio institucional dos Departamentos de Letras Modernas e de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP.

Parágrafo único. No âmbito do IBAP, integram também a organização deste concurso a própria Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares, a Academia Latino-Americana de Direito Ambiental (ALADA), o Podcast Narrativas do Antropoceno e o Grupo de Pesquisa sobre Ecologia, Literatura e Direito Ambiental - REDE GP-ELIDA.


Art.16. Os parceiros deste projeto não contam com absolutamente nenhum subsídio financeiro para a realização deste projeto editorial / cultural. Todas as atividades, da coordenação geral à seleção de contos e sua edição são feitas de modo voluntário por membros das entidades participantes, na perspectiva de uma luta cívica em defesa da educação, da ciência e da cultura, do Estado Democrático de Direito, de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e dos direitos humanos.


Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares / Editora Terra Redonda, 28 de dezembro de 2022

 


9.205 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page