ECOLITERATURA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX?

-GUILHERME PURVIN-


A devastação de ecossistemas como o da Mata Atlântica, do Cerrado e do Pantanal Matogrossense está relacionada a mazelas recorrentes na história do Brasil, tais como o descontrole fundiário e a degradação ecológica. A estrutura fundiária do país foi formada a partir do apossamento ou esbulho da terra, da escravização e do extermínio das populações indígenas. Nesse contexto, a literatura brasileira retrata as diferentes visões acerca da relação homem / natureza no Século XIX, contribuindo para o esclarecimento do processo de desmatamento do território brasileiro, a partir de expressões como “sertão” ou “ermo”.


O conceito de “sertão” não é unívoco. Para alguns, é o espaço formado por dois ecossistemas distintos das florestas e localizados a oeste da Mata Atlântica, a saber, o cerrado e a caatinga. Outros o identificam com os pontos mais distantes da Floresta Amazônica. Genericamente, sertões ou ermo seriam a área despovoada e distante da costa atlântica rumo ao interior do subcontinente brasileiro.


É no ermo, na solidão “majestosa e solene como um templo”, além dos montes, na extrema do horizonte, que Bernardo Guimarães encontra a natureza intocada. E, por não ter sido conspurcada pela mão humana, ela é “bela e virgem”, “qual moça indiana, que as ingênuas graças em formosa nudez sem arte ostenta”. Ambientando o romance O ermitão do Muquém em tal cenário, Guimarães traça a trajetória de Gonçalo rumo ao “sertão profundo”, desde a cidade de Goiás, passando por uma tribo Xavante, prosseguindo rumo ao isolamento, embrenhando-se “por sertões desconhecidos passando voluntariamente uma vida de ásperas mortificações e penitências”, vagueando “por um largo tempo através dos ermos com um bordão à mão e um saco às costas, vivendo de esmolas ou de frutos e legumes silvestres”, até por fim presenciar, em total solidão, o milagre da Virgem Mãe de Deus, erguendo no local da aparição a capela que viria a se tornar a Igreja de Nossa Senhora da Abadia. No ermo, na solidão absoluta de uma floresta intocada, Gonçalo / Itagiba, depois de haver matado seu melhor amigo e sua amada, encontrará a redenção.


Em Visconde de Taunay os sertões também são identificados como a região mais afastada da costa marítima. As primeiras páginas do romance Inocência são célebres por sua riqueza, precisão descritiva e musicalidade. O cenário é quase o mesmo daquele que Guimarães descreve no poema O Ermo ou na última parte de O ermitão do Muquém. É o “sertão bruto”, a terra distante e desabitada. Mas em Taunay, esse sertão apresenta coordenadas geográficas precisas. É o trecho cortado por uma estrada que vai de Vila de Sant’Ana do Paranaíba ao sítio abandonado de Camapuã e mais além, rumo à região de Miranda, Pequiri, Vacaria e Nioac, no baixo Paraguai, Mato Grosso. Essa região está presente ao longo da obra de Taunay, sendo descrita em A Retirada de Laguna, no conto Ierecê a Guaná e em suas Memórias.


Em Ierecê a Guaná, a região, a época e os personagens são povoações distantes da corte, alcançadas por via fluvial ou por tortuosas trilhas por militares, nos tempos do conflito armado de nosso país, Argentina e Uruguai com o vizinho Paraguai.


Taunay não era dado a grandes voos de imaginação em sua produção ficcional. Seus contos e romances eram quase que inteiramente calcados em experiências pessoais. Diferentemente de um Alencar, Taunay só se encorajava a descrever os ambientes que realmente conhecia. As incursões militares de que participou na região próxima ao Paraguai deixaram marcas indeléveis em sua vida, como se verifica pela leitura das obras acima citadas.


Em Ierecê a Guaná, a narrativa transcorre ao início da guerra do Paraguai. A chegada de militares à região “indicava que o governo central, fiando-se nas boas relações que entre as duas nações parecia não deverem de tão cedo sofrer quebra, cuidava, contudo, de atender para as suas fronteiras cuja tranquilidade e segurança influíam diretamente no desenvolvimento agrícola de toda aquela zona”. Trata-se de importante registro do momento de formação de um Brasil rural, um momento único para a literatura brasileira, alheio ao confronto entre o urbano e o rural (como em algumas obras de Aluísio Azevedo).


A descrição que Taunay faz do protagonista Alberto Monteiro também é inédita na literatura brasileira. Não é ele um oficial militar no desempenho de alguma missão governamental. É sim um turista, viajando “por mera distração”, é dizer, por desfastio. Veio do Rio de Janeiro, já passou por Montevidéu, depois por Buenos Aires e Assunção, para afinal chegar em Cuiabá. Aos seus propósitos meramente turísticos, Alberto Monteiro também soma suas veleidades de antropólogo.

A descrição das belezas naturais não descamba para a fantasia romântica, estando sempre acompanhada de boa dose de realismo. Se, em alguns pontos, a serra de Maracaju “parece lavrada pela mão de caprichoso gênio empenhado em imitar com proporções colossais castelos, baluartes e outras construções que também com pedra levantam os fracos mortais”, por outro lado não esconde do leitor que o ambiente é insalubre, a ponto de fazer com que Alberto contraia uma doença (maleita) que o impedirá de seguir o trajeto inicialmente planejado com Júlio de Freitas. O cenário do conto não é o meio ambiente urbano, mas tampouco chega a ser o incipiente meio ambiente rural do romance Inocência. A província de Mato Grosso guarda ainda em si o “sertão bruto”, selvagem, não obstante as marcas da civilização europeia estejam chegando rapidamente.


Em José de Alencar, embora idealizado, o sertão também se caracteriza pela vastidão de espaços desabitados, como se depreende da leitura das primeiras linhas de seu romance O sertanejo. A adjetivação pomposa (“imensa campina”, “destemido vaqueiro”, “touro indômito”) constitui o tom peculiar de Alencar para tratar, em tese, do mesmo espaço descrito na obra de Taunay e de Guimarães. O que importa é que, também a Alencar impressionou muito a vastidão territorial e o isolamento humano no imaginário. Um salto qualitativo, porém, se dá em Euclides da Cunha que, em tópico expressivamente intitulado Como se faz um deserto, destaca a relevância dos fatores antrópicos na conformação geológica do sertão nordestino, não poupando nem mesmo o legado indígena altamente antiecológico da responsabilidade pela formação do ecossistema caatinga.


Manuel Araujo Porto-Alegre era poeta e desenhista. Acima um estudo para a floresta brasileira - desenho em grafite e aguada de sépia sobre papel. Acervo de iconografia do Instituto Moreira Salles - Identificação n. 612.

Em Inocência, depois de descrever a diversidade da vegetação dos cerrados, capões e charnecas, Taunay descreve a prática (ou fenômeno) do processo inicial de queimadas (“sôfregas labaredas que se enroscam umas nas outras”) até estas se transformarem em incontrolável incêndio (“de súbito se dividem, deslizam, lambem vastas superfícies, despedem ao céu rolos de negrejante fumo e voam”). Taunay, porém, não se deixa levar pelo pessimismo e, logo à frente, reafirma o poder regenerador da natureza: bastam as chuvas para que a vegetação volte a vicejar no solo, num ciclo aparentemente infindável de calcinação e formação de húmus.


Ao longo dos primeiros capítulos do romance O Sertanejo, de José de Alencar, uma queimada também degenera em incêndio (“um fortíssimo estrépito que rolava como o borbotão de uma torrente”, “um turbilhão de fogo a assomar ao longe”). Contudo, o evento não é mais do que um pretexto para que o personagem Arnaldo demonstre sua coragem e, num gesto heroico, salve das chamas a donzela Flor. Alencar não demonstra preocupação social ou ecológica. O evento, em sua pena, é mera cenografia.


Bernardo Guimarães, além de explorar o tema das queimadas em algumas de suas obras, também não se esquece do poder do ferro nas mãos do homem, mostrando a morte de árvores seculares pelos golpes do machado no processo de exploração minerária do solo brasileiro – em particular no seu romance O Garimpeiro.

Ao final , Bernardo Guimarães curva-se ao desenvolvimentismo, decepcionando quem acreditava ver ali o nascimento de uma literatura ecológica

É, contudo, na terceira parte do poema O Ermo que encontramos a mais expressiva referência à violência do homem sobre a natureza, denunciando “o ferro que dá morte às selvas”, brandido pelo escravo, derrubando árvores centenárias. E, após a derrubada das árvores, cujos troncos agora jazem “como ossadas de gigantes”, vem então a queimada, com as suas “ígneas asas e negros turbilhões de fumo ardente das abrasadas fauces vomitando em hórrido negrume”. A despeito da pujante denúncia de destruição da natureza, ao final do poema Guimarães curva-se ao desenvolvimentismo de forma decepcionante para quem acreditava ver ali o esboço de uma literatura ecológica.


O poeta que talvez tenha chegado mais perto do que podemos hoje chamar de pensamento ecológico foi Manuel de Araujo Porto-Alegre, autor do poema A destruição das florestas. Porto-Alegre, diferentemente dos demais autores aqui citados, chega em muitas passagens deste poema a desenvolver uma visão quase ecossistêmica. Mesmo ele, porém, em dado momento, retrata-se de sua irresignação e retoma uma frustrante racionalidade fisiocrata. Sua preocupação, em última análise, é com o desperdício de bens naturais, recursos valiosos para o crescimento econômico do país.


Não se encontra na Literatura Brasileira do Século XIX uma consciência ecológica. Este fato, porém, não deve causar qualquer surpresa. O famoso “Regimento do pau-brasil”, do início do Séc.XVII objetivava apenas evitar a superexploração e o declínio de tão lucrativo comércio. Os esforços empreendidos por José Bonifácio em prol de uma metodologia ecologicamente menos impactante eram aplicações da teoria fisiocrata. O próprio termo “ecologia” viria a ser cunhado somente em 1869 e, se é verdade que Thoreau exerceu forte influência no “protoambientalismo”, não dispomos de dados que permitam sustentar repercussão de suas ideias no Brasil. O movimento ecologista é fenômeno nascido somente década de 1960.


Ademais, o Brasil do Século XIX, diferentemente do que ocorre na Europa de então, ainda não enfrenta a oposição entre o urbano e o rural. Enquanto Baudelaire inspira-se na imagem fugaz de uma mulher passando em meio à multidão, Alencar idealiza a virgem dos lábios de mel, Taunay reconstitui a imagem de seu amor da juventude e Guimarães constrói a dedicada Guaraciaba. A literatura brasileira da época ainda retrata o advento do meio ambiente rural (pré-industrial), em oposição à natureza em sua forma de “sertão bruto”, não cultivado. O choque cultural que se apresenta, assim, é o da domesticação da natureza – algo que já estava superado na Europa.

GUILHERME PURVIN é escritor. Graduado em Letras e doutor em Direito pela USP. Atualmente é Presidente do IBAP e Coordenador Geral da APRODAB.

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