Contra a bibliofobia oficial, IBAP inicia campanha "Biblioteca Jurista do Futuro"


Desde o dia 27 de janeiro, diariamente, o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública vem recebendo os estudantes de Direito que se inscreveram para participar da Campanha "Biblioteca Jurista do Futuro". O prazo para solicitação de senha encerrou-se no dia 31 de janeiro.


Em janeiro, foram contemplados 43 estudantes - um total de aproximadamente 600 (seiscentos) volumes de publicações do IBAP. A maior parte dos alunos (12) está matriculada no curso de Direito da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Em seguida, vieram os alunos Universidade Paulista - UNIP (8), da Faculdade das Américas - FAM (6), da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL e da Universidade Nove de Julho - UNINOVE (5 alunos cada), do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e da Universidade Santo Amaro - UNISA (2 alunos cada) e, ainda, estudantes da Universidade Anhanguera, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade São Judas Tadeu (1 aluno cada).


A maior parte dos estudantes não conhecia ainda o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública e esta será a primeira vez que terão a possibilidade de ler em suas casas seus próprios livros sobre temas afetos às funções essenciais à Justiça (Advocacia de Estado, Defensoria Pública, Ministério Público e Advocacia Liberal) e à Magistratura - em especial aqueles que versam sobre interesses difusos e coletivos.


A estudante Roberta Marina dos Santos declarou: "Deixo aqui minha satisfação em ver um instituto, já consolidado, como o IBAP tendo tal iniciativa, especialmente voltada à estudantes de baixa renda. Isso porque, tendo em vista a exigência do curso de Direito (que, diga-se de passagem, ainda é muito elitista) e o valor dos materiais acadêmicos (doutrinas, códigos, etc.) que não é acessível, faz-se muito necessário que nós alunos e alunas, tenhamos certo apoio da comunidade jurídica e até da sociedade civil, em certa medida, pois todo o aprendizado deste aluno ou desta aluna, retornará, via de regra, diretamente para a sociedade, seja por meio da advocacia privada ou pública ou dos serviços jurídicos como um todo. Para quem, assim como eu, ainda acredita que é partir de uma mudança de consciência coletiva que podemos tornar a sociedade mais tolerante e justa, iniciativas que não excluam as pessoas jovens, mas acredite em seu potencial, independentemente de onde estejam se formando, e as apoie em seu papel como futuras profissionais e cidadãs, sempre serão muito bem vindas! Obrigada!"

Roberta Marina dos Santos (Fac. Direito da Universidade Nove de Julho) na sede do IBAP.

O estudante Alisson Rodrigues foi um dos primeiros contemplados, tendo retirado o seu kit no dia 29 de janeiro. Alisson afirmou estar "muito satisfeito com a possibilidade de acesso à literatura jurídica produzida pelos membros do IBAP".


Alisson Rodrigues, matriculado no 7º Semestre da Faculdade de Direito da UNIP

Para Valdete Dias Pena, a iniciativa do IBAP tem forte cunho social, possibilitando a divulgação do conhecimento jurídico, que de outra forma, seria inacessível aos estudantes de Direito.

Valdete Dias Pena e Moisés Dias Pena, estudantes do 5º semestre de Direito da UNICID, vieram retirar seus kits no dia 30 de janeiro.

Rita de Cássia P. Dias, retirou o seu kit no dia 30 de janeiro. Rita declarou que a produção editorial do IBAP é de grande valia para os estudantes de Direito e agradeceu ao IBAP pela iniciativa.

Rita de Cássia P. Dias, matriculada no 5º Semestre de Direito da Universidade Cruzeiro do Sul

Arnaldo S. Vieira enviou ao IBAP esta mensagem: "Quero parabenizar imensamente a iniciativa do IBAP, que disponibiliza mais que livros, e sim conhecimento acessível aos estudantes acadêmicos do ensino superior em direito, é através de atitudes como essa que nosso país tende a crescer."

Arnaldo de Souza Vieira, estudante de Direito da FMU.

Estes foram os primeiros ganhadores do conjunto de obras jurídicas do IBAP - entregas efetuadas até 31 de janeiro: 01. Andreia Gomes da Silva (UNINOVE); 02. Eduardo A. Domingues (UNISA); 03. Luzia H. de Moraes (UNICID); 04. Sandra B. Santos (Univ. São Judas Tadeu); 05. Carlos V. de Lima (UNIP); 06. Vilma B. do E. S. (UNISA); 07. Ana Paula Ferreira (UNICID); 08. Airton O. Silveira (UNINOVE); 09. Aline Santos da Costa (UNIP); 10. Márcia Kelly R. F. Leite (UNICID); 11. Alisson F. do N. T. Rodrigues (UNIP); 12. Diego O. Alves (UNINOVE); 13. Elisangela A. B. (FAM); 14. Thais Eduarda S. Assumpção (UNICSUL); 15. Valdete B. D. Pena (UNICID); 16. Moisés Dias Pena (UNICID); 17. Alessandro R. Santos (UNIP); 18. Bianka Pires dos Santos (UNICSUL); 19. Rita de Cássia P. Dias (UNICSUL); 20. Gabriel Neves Ferreira (UNICSUL); 21. Andressa F. Loiola (UNICID); 22. Clayton Veríssimo Ramos Dias (UNICID); 23. Arnaldo de Souza Vieire (FMU); 24. Mônica Santos (UNINOVE); 25. Sandy Roberta Almeida (UNIP); 26. José Carlos da Silva (UNICSUL); 27. João Vitor Navarro (Mackenzie); 26. Eliane Regina de Oliveira (FAM); 29. Jessica da Silva Nascimento (UNICID); 30. Gabriel de Jesus N. da Silva (UNIP); 31. Natalia Silva Freitas (UNICID); 32. Fernanda da Silva Nunes (UNIP); 33. Vanessa R. de Souza (UNICID); 34. Roberta Marina dos Santos (UNINOVE); 35. Betania Pereira (UNICID); 36. Matheus da Costa Pereira (UNICID); 37. Luciano J. Batista (FAM); 38. Akeli A. Souza (FAM); 39. Lucia Cristina Alvino (FAM); 40. Saylane Fernandes (FAM); 41. Jeniffer de Deus Tavares (UNIP); 42. David Ferreira do Nascimento (Anhanguera); 43. Wagner C. Costa (FMU).

A entrega dos livros é inteiramente gratuita, conforme anunciado na edição de 10 de janeiro de 2020 da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares. A a única exigência é que os interessados comprovem estar regularmente matriculados em curso de direito e declarem que sua renda individual é inferior a 2 SM ou a renda familiar é de até 10 SM.

O kit é formado por exemplares da Revista de Direitos Difusos, da Revista de Direito e Política e da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares, além de volumes de obras temáticas editadas pelo IBAP e elaboradas por seus associados, tais como "Natureza e Cultura", de Márcia Leuzinger; "O Estado no Direito do Trabalho", de Guilherme Purvin; ou "Propriedade Intelectual, Biotecnologia e Biodiversidade", de Vladimir Garcia Magalhães; ou, ainda, na medida da disponibilidade do estoque, de obras coletivas recentemente lançadas pelo IBAP em parceria com a APRODAB, como é o caso de "Direito Ambiental e Proteção dos Animais" e "Direito Ambiental, Recursos Hídricos e Saneamento".

Luzia Helena de Moraes é estudante do 10º Semestre do Curso de Direito da UNICID, exibe alguns exemplares da Revista de Direitos Difusos que recebeu do IBAP no dia 17 de janeiro.
Andressa de Loiola é estudante de Direito da UNICID e recebeu do IBAP, dentre outras publicações, o livro "Direito Ambiental e Proteção dos Animais", organizado pelo prof. Guilherme Purvin, e os anais do 14º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública, realizado em João Pessoa/PB, em homenagem ao Ministro Antonio Herman Benjamin.
As estudantes Sandy Roberta Almeida (UNIP) e Mônica Santos (UNINOVE) levam exemplares da obra coletiva "Direitos Sociais à luz da Constituição de 1988" e da Revista de Direito e Política.

O kit é formado por exemplares da Revista de Direitos Difusos, da Revista de Direito e Política e da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares, além de volumes de obras temáticas editadas pelo IBAP e elaboradas por seus associados, tais como "Natureza e Cultura", de Márcia Leuzinger; "O Estado no Direito do Trabalho", de Guilherme Purvin; ou "Propriedade Intelectual, Biotecnologia e Biodiversidade", de Vladimir Garcia Magalhães; ou, ainda, na medida da disponibilidade do estoque, de obras coletivas recentemente lançadas pelo IBAP em parceria com a APRODAB, como é o caso de "Direito Ambiental e Proteção dos Animais" e "Direito Ambiental, Recursos Hídricos e Saneamento".

128 visualizações3 comentários

Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W