Concurso "Franz Kafka" de contos sobre o Estado e a (in)Justiça no Brasil

Atualizado: Mar 16

Após o sucesso na realização de um primeiro concurso literário em homenagem à escritora inglesa Mary Shelley, do qual resultou o lançamento da coletânea "Brasil 2029 - Contos Góticos e Pós-Apocalípticos" no último dia 29 de novembro, o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública – IBAP , o Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo - SINAFRESP, o Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Universidades e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo - SindiproesP e a Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil - APRODAB, pelo blog Revista PUB –Diálogos Interdisciplinares, promovem a partir do próximo dia 8 de dezembro, dia da Justiça, seu 2º Concurso Literário, que visa a despertar talentos literários e a fomentar a reflexão sobre o Estado de Direito e a aplicação da Justiça no Brasil, a partir de textos criativos do gênero conto.

Franz Kafka

O concurso, aberto a todos os interessados (inclusive não associados do IBAP, do SINAFRESP, do SINDIPROESP e da APRODAB) é realizado em homenagem ao escritor tcheco que, em suas obras, dedicou-se a denunciar o desrespeito aos Direitos Humanos e os horrores do arbítrio e da violência nos estados autoritários. Esta homenagem é extensiva a tantos outros escritores do Século XX que igualmente aplicaram seu talento literário para a construção de um mundo sem injustiças, em particular a Graciliano Ramos.


Os contos poderão ser escritos individualmente ou em parceria. Somente será admitido um único texto por autor. Os contos terão, no máximo 36 mil toques, incluindo espaçamentos, devendo ser enviados para o e-mail contosibap2020@gmail.com, a partir da zero hora do dia 8 de dezembro de 2019 e até as 23h59 do dia 20 de março de 2020.

Graciliano Ramos

O julgamento dos textos será realizado por uma comissão nomeada pela Comissão Editorial da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares e formada por associados do IBAP, do SINAFRESP< do SINDIPROESP e da APRODAB e por professores de Letras da USP especialmente convidados.


Os contos selecionados serão publicados em antologia editada pelo IBAP, pelo SINAFRESP, pelo SINDIPROESP e pela APRODAB terão provável lançamento e sessão de autógrafos em evento organizado pelas entidades promotoras no 2º semestre de 2020, em local e data a serem oportunamente anunciados. O resultado do concurso será divulgado no blog da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares e nos meios de comunicação produzidos pelo IBAP, pelo SINAFRESP, pelo SINDIPROESP e pela APRODAB a partir do dia 3 de julho de 2020.


Anote as datas:

Início do recebimento dos contos: 8 de dezembro de 2019 (Dia da Justiça), à 00h01.

Final de recebimento dos contos: 20 de março de 2020 (67º aniversário da morte de Graciliano Ramos), às 23h59.

Divulgação dos resultados: 3 de julho de 2020 (127º aniversário de nascimento de Franz Kafka)


Leia a íntegra do Regulamento do Concurso.




0 visualização

Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W