Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W

The Wittiest

Atualizado: 11 de Jul de 2019

- Guilherme Purviņš -

Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos, ministrando palestra sobre Mary Shelley, nos II Diálogos Interdisciplinares - Ecologia, Direito e Literatura - Setembro/2018. Na mesa, ainda: Guilherme José Purvin de Figueiredo, Vera Jucovsky e Francelise Pantoja Diehl.

Na manhã de hoje, dia 29 de novembro de 2018, a professora Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos ministrou a última aula da disciplina Tópicos do Romance, ocasião em que falou sobre Machado de Assis, Laurence Sterne e o conceito de wit.


A aula foi tão boa quanto todas as que ela ministrou ao longo deste ano: profundamente séria e responsável sob a perspectiva didática e acadêmica e, sobretudo, com um humor e uma inteligência preciosos. Uma circunstância, porém, fez desta manhã um momento muito especial: tratava-se da despedida da professora Sandra das aulas no curso de Graduação em Letras na USP.


Disse que a aula foi tão boa quanto às demais aulas dadas ao longo deste ano apenas porque a conheci somente agora. Aqueles que a conheceram antes certamente tiveram o mesmo prazer intelectual de seus alunos da turma de 2018. No 1º semestre, em Leituras do Canon 1, aprendi a admirar autores como Samuel Richardson, Henry Fielding e Daniel Defoe. No 2º semestre, além das aulas de quinta-feira sobre Laurence Sterne e Machado de Assis, também cursei Leituras do Canon 2 onde, além de revisitar James Joyce, Virginia Woolf e Joseph Conrad, tive uma imensa satisfação em aprender que a obra de Thomas Hardy é eticamente alicerçada nos mesmos princípios formadores do Direito Ambiental.


Em 2018, Sandra ministrou uma brilhante palestra sobre Mary Shelley e o romance Frankenstein nos II Diálogos Interdisciplinares – Ecologia, Literatura e Direito – promovidos pelo IBAP, como o apoio da Escola de Magistrados do TRF3 e da APRODAB. Foi uma oportunidade única para o público da área jurídica conhecer essa grande professora de Literatura.


Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos não consegue disfarçar sua paixão pela pesquisa e pelo ensino de Literatura Inglesa. É autora de Puras Misturas (1997), Dez Lições sobre o Romance Inglês do Século XVIII (2002) e A Formação do Romance Inglês: ensaios teóricos (2007), com o qual ganhou o Prêmio Jabuti 2008 na categoria Teoria/Crítica Literária.

Obra de Sandra Guardini Vasconcelos ganhou o Prêmio Jabuti de 2008 na categoria Teoria/Crítica Literária.

Parafraseando Machado, diria que as aulas em si mesmas são tudo: se nos agradar, finos estudantes, Sandra paga-se da tarefa; se não nos agradar, paga-nos com um piparote, e adeus. Desconfio que nós, seus alunos, morremos de medo desse piparote (mesmo sabendo que suas aulas sempre hão de nos agradar). No entanto, disfarçamos, pois sabemos que deixar de cursar suas aulas por conta do medo de não corresponder às expectativas será uma capitulação à nossa mediocridade. Fingimos acreditar em Machado quando ele diz que apenas vinte (dez? talvez cinco) pessoas seriam os leitores de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Em busca do conhecimento da Literatura Inglesa, nós nos supomos os vinte (dez? talvez cinco) discípulos por Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos capazes de acompanhar seu humor e sua sagacidade em sala de aula. Sorte minha ter estado na FFLCH-USP em 2018.

Guilherme Purviņš , doutor em Direito pela USP, é coordenador geral da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil e presidente honorário do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública.

96 visualizações1 comentário