Na estreia do podcast "Narrativas do Antropoceno", Jorge de Almeida fala sobre Música e Literatura

Atualizado: Abr 4

Narrativas do Antropoceno é um espaço destinado à difusão e ao debate de questões como crítica literária em tempos de crise ambiental e climática, literatura e direito à vida, cultura dos Povos Indígenas, gênero, raça e meio ambiente, pós-colonialismo, Direito Ambiental, Ecocrítica de Cinema, de Teatro e da Música, Teoria do Discurso, Política Cultural, Ecologia e Socioambientalismo. O podcast, contendo o conteúdo da disciplina ministrada no âmbito da Escola de Direito, Política e Cidadania do IBAP, é produzido e apresentado por Guilherme Purvin especialmente para a Revista PUB – Diálogos Interdisciplinares.

Em sua estreia, o podcast Narrativas do Antropoceno contou com a participação do prof. Jorge de Almeida (FFLCH-USP), que falou sobre a evolução do conceito de natureza ao longo da história da Música e da Literatura, com ênfase no estudo da teoria de Theodor Adorno e no exame de obras de Bocaccio, Duhrer, Mozart, Beethoven, Baudelaire, bem como dos brasleiros José de Alencar, Franklin Távora e Euclides da Cunha.

Produção, edição e apresentação de Guilherme Purvin.

Participou da entrevista a prof. Sheila Pitombeira (UNIFOR).

O episódio foi gravado em 10-3-2021 e publicado em 17-03-2021 em seis diferentes plataformas de acesso.

Clique aqui para acesso via Spotify:

A Natureza na História da Música e da Literatura


Obras citadas no episódio:

6ª Sinfonia de Beethoven (Pastoral)

ALMEIDA, Jorge de. Crítica Dialética em Theodor Adorno. Música e verdade nos anos vinte. São Paulo : Ateliê Editorial, 2007.


Apoio: Editora Terra Redonda


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo