top of page

Passarinhada do Embu: Proteção das aves x Tradições gastronômicas dos imigrantes italianos

Atualizado: 5 de dez. de 2023




Está no ar o 4º episódio de “Narrativas do Antropoceno” que começará a tratar da caça de aves e de um fato que chocou todo o país nos idos de 1984 - a famigerada "Passarinhada de Embu", churrascada de confraternização política numa cidade da região da grande São Paulo, em que foram mortos de 2 mil a 3 mil pássaros. Esse fato constituiu um marco na história do movimento ambientalista brasileiro e do Ministério Público do Estado de São Paulo. A atuação do MP/SP resultou a condenação dos responsáveis por essa mortandade absurda, conforme acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo:


“Passarinhada – Danos ao meio ambiente causados em ‘churrasco de confraternização’ no município de Embu – Captura e matança indevida de aproximadamente 5.000 aves da fauna nacional, incluindo rolinhas, sabiás e tico-ticos, assados em espetos – Ação de Responsabilidade Civil ajuizada pelo Ministério Público – Comprovação efetiva do dano ecológico, que causou o extermínio dos pássaros – Réu condenado a indenizar o Estado (Apelação Cível n. 70.391-1, 5ª Câmara do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Itapecerica da Serra, Relator Márcio Bonilha j. 25.6.1986).


Para a realização deste episódio, Guilherme Purvin contou com a participação direta da zootecnista Ligia Cristina Purvin de Figueiredo, que trouxe algumas noções de ornitologia; do advogado e ex-presidente da Sociedade Ecológica Amigos do Embu Dorival de Moraes e do professor de Direito Ambiental e Procurador de Justiça aposentado Edis Milaré, que falaram sobre a história da passarinhada e seus desdobramentos jurídicos; e de Isabella Magalhães Callia, doutoranda do Departamento de Italianística da FFLCH-USP, especialista em Estudos sobre Alimentação, que ensinou um pouco sobre cultura italiana e sobre o consumo de pássaros na culinária.


Para acesso ao episódio # 04 via Spotify, clique aqui = Narrativas do Antropoceno # 04


As pesquisas e gravações foram realizadas no período de 10 de março a 4 de abril de 2021. Publicação em 06.04.2021. Devido à sua extensão, o assunto terá continuidade no episódio n. 5 de "Narrativas do Antropoceno", com lançamento programado para o dia 13.04.2021.


Ficha técnica - Fontes consultadas:

· Marcovaldo - Italo Calvino, da Cia. das Letras

· Poemas de Antonio Gonçalves Dias (Canção do Exílio), Castro Alves (Aves de Arribação), Cassiano Ricardo (As andorinhas de Antonio Nobre), Antonio Nobre (Saudade; A vida; Ca(ro) da(ta) ver(mibus) e Cecília Meirelles (Pássaro; Primeiro pássaro).

· Márcio Miranda Alves - “Esses bárbaros comem passarinhos”: Erico Verissimo e o imigrante italiano”, publicado na revista ANTARES, Vol. 7, Nº 13, jan/jun 2015.

· Angélica Brito Silva. O Aldeamento Jesuítico de Mboy: administração temporal (Séc. XVII-SVIII). Dissertação de Mestrado. FFLCH/USP – Depto. de História, 2018.

· Sérgio Buarque de Holanda. Capelas Antigas de São Paulo. Revista do SPHAN, Rio de Janeiro, 1941, n. 5

· Caçadores utilizam cola para capturar pássaros em Itapemerim, ES - Jornal G1 da Globo Espírito Santo de 04.11.2014

· Agenda 21 Escolar Embu, 2ª ed. Coord. Maria Isabel Franco. Sociedade Ecológica Amigos do Embu.

· As notícias sobre a caça de pássaros com visgo na França foram obtidas no programa da France Info e no site da France Culture.

· As informações sobre os artistas mais conhecidos de Embu das Artes foram colhidas junto ao site da Enciclopédia Itaú Cultural e na página Embu de todas as artes da Assembleia Legislativa de São Paulo.

· Dados sobre os prefeitos da cidade foram colhidos do artigo "Embu teve somente 8 prefeitos em 60 anos de história", de Márcio Amêndola de Oliveira. In: Folha de Embu, 18.02.2019.

· A Legislação do município de Embu das Artes encontra-se no portal oficial do município na Internet


Narrativas do Antropoceno é produzido e apresentado por Guilherme Purvin especialmente para o podcast da Revista PUB – Diálogos Interdisciplinares. Ouça os demais episódios de Narrativas do Antropoceno na plataforma de sua preferência. Acesse aqui o catálogo completo.


Para evitar que os anúncios de lançamento de episódios do podcast "Narrativas do Antropoceno" ocupem muito espaço nos grupos de debate, montamos um canal de transmissão exclusivamente destinado a divulgar os links para os novos episódios. Não é grupo de debates - apenas de transmissão. Outra opção é assinar o podcast no Spotify e receber a notificação diretamente deles.




676 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page